Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A mulher samaritana




A mulher samaritana – João 4:3 a 42

Quando nós andamos muito, nós ficamos cansados, não é?

Certa vez, Jesus andou muito e já estava bem cansado quando chegou a uma cidade de Samaria. Já estava quase na hora do almoço, já era meio-dia e Jesus estava com fome. Jesus e seus discípulos chegaram a um lugar onde tinha um poço. (Mostrar figuras 1, 2, 3, 4)

Jesus parou ali para descansar, enquanto seus discípulos foram comprar alimento. (Mostrar figuras 2, 3)

Enquanto Jesus estava ali assentado no poço descansando, adivinha quem chegou? Uma mulher com um jarro para tirar água do poço. (Fig.5) E quando ela se inclinou para apanhar água, Jesus pediu: “Por favor, poderia me dar um pouco de água? Eu estou com muita sede.” (Figs. 6, 7, 1) E a mulher respondeu: “Como sendo tu judeu, pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?”

Havia uma briga antiga dos judeus com os samaritanos. Mas o Senhor conhecia o coração daquela mulher e sabia como ela necessitava da água que Ele tinha para dar. E ele começou a conversar com ela dizendo que Ele podia lhe dar a água viva. Mas ela respondeu: “Primeiro o Senhor não tem um jarro para tirar a água, segundo, o poço é muito fundo. Onde está a água viva? Será que o Senhor é muito maior que o nosso pai Jacó que construiu esse poço, e todos os seus filhos e gado beberam da água do poço?” Mas Jesus disse que se ela bebesse da água que Ele lhe desse, ela nunca mais teria sede.

Vocês já pensaram a gente beber uma água e nunca mais ter sede? Ela mais que depressa pediu: (fig. 8) “senhor, dá-me dessa água! Pois assim, eu não vou mais precisar de vir ao poço todos os dias.”

A mulher samaritana não sabia que esta água era o próprio Jesus, pois ela nunca o tinha visto, e ainda não tinha ouvido falar d’Ele. E Jesus falou de seus pecados. Ele sabia que ela precisava ver que era pecadora, antes de poder receber o salvador que é a “Água viva”.

A mulher ficou bem admirada de ver o quanto Jesus sabia sobre a sua vida. Jesus também vê o interior dos nossos corações, exatamente como fez com a mulher do poço.

Ele sabe que cada um de nós tem pecado. Jesus falou era o salvador do mundo, a água da vida. A mulher creu em Jesus, recebendo a salvação. Nós não podemos comprar, nem trabalhar para conseguirmos a salvação, podemos apenas recebê-la. Foi o que fez a mulher samaritana. Ela ficou tão contente que esqueceu o cântaro (o jarro), a água, o poço e foi correndo a cidade para chamar seus amigos para verem Jesus (mostrar figs. 6, 7)

Muitas pessoas da cidade creram no testemunho daquela mulher e foram com ela até ao poço. Lá eles pediram ao Senhor para ficar mais alguns dias, a fim de lhes falar mais. Jesus ainda ficou naquela cidade uns dois dias. E muitas pessoas mais creram em Jesus.

Talvez haja aqui alguma criança que ainda não recebeu essa água, sse maravilhoso presente que é o Senhor Jesus.

Vocês sabem que fazem coisas erradas como mentir, brigar, desobedecer, pegar coisas que não lhe pertençam. Isso é pecado. E vocês não podem esconder essas coisas do Senhor Jesus. O Senhor vê tudo do mesmo modo que viu dentro do coração da mulher samaritana. Nós não podemos salvar-nos a nós mesmos. O Senhor Jesus nos ama tanto que morreu na cruz em nosso lugar, levando todos os nossos pecados.

Agora mesmo confesse que pecou e que precisa de Jesus. Feche os olhos e vamos orar.

(FIGURAS PARA ILUSTRAR A HISTÓRIA)










0 comentários:

Postar um comentário